quarta-feira, 9 de maio de 2012

Observando as paisagens

Observe o espaço ao redor de você: sua rua sempre foi como é hoje? Seu bairro sempre teve as mesmas construções? E as árvores? Foram plantadas novas árvores no seu bairro ou as árvores plantadas lá são antigas, grandes e dão ótima sombra? Você gostaria que houvesse mais árvores em seu bairro?
A observação e a interpretação da paisagem são o ponto de partida para nós entendermos as relações entre sociedade e natureza e assim, compreendermos melhor o mundo em que vivemos.

Na paisagem natural predominam os aspectos originais da natureza, tais como vegetação (florestas, selvas...), recursos hídricos (rios, lagos, mar, cachoeira...), relevo (montanhas, chapadas...), clima e fauna.

A paisagem humanizada é aquela em que são visíveis os resultados e transformações da intervenção humana. É muito importante que haja uma ação consciente do homem na paisagem, a fim de que esta ação contribua para a melhoria na qualidade de vida das pessoas, preservando a natureza.

PAISAGEM NATURAL

fig13a_PaisagemNatural.jpg 

PAISAGEM TRANSFORMADA

fig13b_PaisagemTransformada_tunel.jpg 


Abaixo vemos alguns locais da cidade de Garanhuns em dois momentos diferentes: um antigo e outro atual. Observe como a paisagem mudou. É importante destacar que estas mudanças não cessam, pois o espaço é dinâmico, e estas transformações são constantes. Assim como as paisagens antigas se apresentam modificadas, a paisagem atual também está se modificando. Daqui a alguns anos será possível comparar e verificar transformações ocorridas.





Vista da antiga Estação Fereroviária de Garanhuns, hoje Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.





Foto do Hotel Familiar onde funcionou durante dois anos o Colégio das Meninas ( futuro Colégio Santa Sofia) e antiga da Acadêmia Santa Sofia, atual Colégio Santa Sofia.

Como as paisagens mudam! Espero que vocês tenham curtido estas imagens tanto quanto eu, beijos e boa semana!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Históriografiando com tia Brunna Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting